Pesquisa
Inicio / Vasectomia
Vasectomia
Onde Estamos
Rua Mãe de Água, nº 15A
1250-154 Lisboa

De 2ª a 6ª das 9h as 18h
Clique para aumentar »
A Vasectomia bilateral é uma técnica cirúrgica de esterilização masculina. Consiste na interrupção do fluxo de espermatozoides provenientes de ambos os testículos, através do canal deferente e que desembocam na uretra através dos canais ejaculadores. Esta interrupção realiza-se por meio da secção do canal deferente e ligadura de ambos os extremos.

É um procedimento cirúrgico simples e rápido (cerca de 20 minutos), realizado em ambulatório, sem necessidade de internamento. É efetuada por um médico urologista, com recurso a anestesia local.

A eficácia não é imediata, é necessário outro tipo de contraceção nas primeiras 20 ejaculações ou nos primeiros 3 meses após a cirurgia. Dois espermogramas sem espermatozóides asseguram o êxito da intervenção.

Apesar da adequada escolha da técnica e da sua correta realização, podem aparecer efeitos indesejáveis, tais como reações inflamatórias ligeiras, infeção ou hemorragia da ferida, cicatrização anómala, ou inflamação do testículo ou epidídimo.

Pode ser praticada por homens maiores de 25 anos, mediante declaração escrita devidamente assinada, contendo a inequívoca manifestação que deseja submeter-se à intervenção e que foi informado sobre as consequências da mesma - consentimento informado.

Não interfere com o relacionamento sexual. O homem continua a ter ereções, a sentir prazer, a ejacular e a ter orgasmos. Não tem efeitos secundários, nem riscos para a saúde a longo prazo.

Quando comparada com a Laqueação de Trompas, a Vasectomia é mais eficaz, mais segura e simples de realizar, menos invasiva, menos dispendiosa e apresenta menos riscos de complicações.


Miembros de